sexta-feira, 3 de abril de 2009

Senhor dos Anéis para adultos

Paulo Coelho? Eu nunca li. A culpa disto é das pessoas que já leram e tentaram me explicar uma vez ou outra do que se tratava. Aí eu sempre fiquei com esta impressão de que nada mais era que um Senhor dos Anéis para adultos, ou seja, sem anões, gnomos, duendes, estas porras. Então, na minha cabeça, seria bem Paulo Coelho uma história sobre um cara de estatura comum, sem orelhas pontudas, sem poderes mágicos e sem carregar uma espada fornecida por alguém com poderes mágicos que conta sobre as 900 páginas de distância que caminhou por florestas para queimar um anel e fechar um olho. Assim, só não me pareceu algo que eu poderia gostar de ler. Mas eu fico bolado quando saem estas notícias que falam sobre o quanto ele é aclamado pelo mundo inteiro. E aí falarem que ele vendeu 100 milhões de livros e é o autor vivo mais traduzido, então eu fico preocupado de que eu estou andando na contramão do mundo. Sem ironia: algum motivo tem para isto acontecer. Dentre as possibilidades, existe a de que ele seja mesmo um bom escritor e a gente repudie o cara só porque ele é brasileiro. Também tem, é claro, a possibilidade de que narrar uma caminhada de 900 páginas de distância seja um assunto realmente interessante (com ou sem anões, gnomos e sadomasoquistas em geral). O meu blog nunca vendeu 100 milhões de cópias. Tem 50 acessos por dia só. E nunca foi traduzido para outros idiomas. Já foi copiado uma ou duas vezes por algum destes 50 por dia que acharam que a minha vida era mais interessante que a deles. Não reclamando dos meus 50 acessos: adoro vocês e um dia quero ter feito sexo com todas as meninas que entram aqui. Além do mais, eu não sou um escritor, nunca me propus a ser. Talvez por isto eu nunca tenha escrito sobre andar na floresta para queimar o anel. Também nunca fumei maconha com o Raul Seixas, isto precisa ser dito.

15 comentários:

Gobe disse...

não, ele não é um bom escritor (eu li um pra conferir). As massas é que não conseguem distinguir e consomem qualquer merda que saia numa lista de best-sellers (que pra mim são tão válidas quanto parada de rádio FM, he. Quem paga mais?)
E outra teoria, a de que as traduções melhoram muito os livros dele.

Clayton Ferreira disse...

Então... mas as massas são maioria. Diferente é quem não gosta... é esse meu raciocínio. To te chamando de anormal, em resumo. =P

Jaque disse...

Também nunca li o PC. Normalmente quanto muita gente lê o mesmo livro e ficam comentando eu perco o interesse, se é que houve um. A mesma coisa foi com o Caçador de Pipas, o Código Da Vinci e aquele livro do Jô Soares. Vc está na contra-mão mesmo, mas isso nao significa que vc está indo pro lugar errado.

Filipe disse...

eu também nunca me interessei por ele. Mas eu andei lendo alguma coisa desse último lançado e me deu uma vontade, mas sei lá... é um dos últimos na minha lista de prioridades.

e eu não acredito que voce nunca fumou maconha com o raul seixas?

Camila disse...

Eu já li o Paulo Coelho e gosto bastante de alguns livros dele.
São livros simples, com umas coisas bobas, mas é gostoso de ler.
Quem disse que a gente precisa só ler clássicos da literatura, coisas geniais e etc?
Um lixinho de vez em quando é muito bom, a gente tbém lê pra se divertir, do mesmo jeito que assite coisas bobas na tv.

E eu não acho os livros deles ruins, tem alguns ruins, mas alguns muito bons.
A maior crítica é a de que ele é óbvio, mas talvez esteja aí o segredo, pois muitas vezes o óbvio está na nossa cara e a gente não vê.
Isso, com certeza, é o que atrai os mais de cem milhões de leitores que ele tem. Ora, o cara tá milionário, considerado um baita escritor mundo afora.
Dizer que "as massas é que não conseguem distinguir" (com todo respeito à opinião da moça aí de cima) me parece um pouco de prepotência...Gosto é gosto.
Tem gente que diz que não gosta do Paulo Coelho mas nunca leu. Assim como não leu Dostoievski,por exemplo, mas finge que leu.
Eu leio os dois. Um gosto não exclui o outro.
Há espaço para tudo.

Ora, um cara ter sucesso há mais de vinte anos, com o número abusrdo de leitores que ele tem, algo de bom existe.

beijos

Clayton Ferreira disse...

Eu não podia concordar mais. É mais ou menos isso aí que eu pensei: talvez eu não goste se ler, mas ALGUMA qualidade deve existir, ainda que seja alguma qualidade que não me atinja. E também acho que alguma coisa não tem que ser necessariamente genial para ser boa e divertir a gente, é tudo bem subjetivo e de discussão irritante. De qualquer forma, eu não estou disposto a tentar ler não, nada pessoal...

Silvia disse...

Eu tentei ler o primeiro livro dele, mas nao deu muito certo... Logo nas primeiras paginas ele comecou a explicar um exercicio de meditacao (posicao da semente ou algo que o valha). Tive que dizer adeus e fechar o livro, alteza espiritual nao e' comigo. Incompatibilizei.

Daniel Martinez disse...

Eu tentei ler uma vez e acho que com um esforço hercúleo cheguei até a página 15. O fato do cara vender no mundo todo nem me incomoda. Se o mundo quer consumir lixo que consuma o nosso, pq não? Tb não me incomoda ele estar na ABL. Paulo Coelho imortal da ABL é como a Mônica embaixadora da Unicef. Só serve para efeitos publicitários.

Roberta disse...

Fiquei rindo da sua vontade de um dia ter feito sexo com todas as meninas que passam por aqui, rs...

Clayton Ferreira disse...

Como assim você le este blog desde o começo e não sabia disto? É tão óbvio!

Fernanda disse...

Nunca tive paciência pra ler o Paulo Coelho, mas já encontrei muita citação dele em artigos estrangeiros, como literatura mesmo (não queria soar preconceituosa, mas soou...) Mas o ponto mais importante do post é outro. Ainda bem que você nunca fumou maconha com o Raul Seixas!

Monique disse...

Lí "Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei"... confesso que não entendi muita coisa. Fiquei com a sensação de que era necessário ler os livros antecessores. Não me recordo dos personagens, o tema do livro... Nem parece que o lí! No entanto adorava ler as crônicas e contos que ele publicava na revista folha. Sei que ele publica alguns textos no blog que tem no G1. Hoje em dia é difícil eu encontrar um texto dele que realmente me impressione... os "antigos" eram mais inspiradores!

Lilian disse...

Vc não é o único que não consegue ler esse moço. Mas assim como os sertanejos e o funk fazem sucesso tendo tantas coisas de qualidade por aí que nem tocam nas rádios, o PC vende mais que muito escritor bom de verdade. Vai entender. T

Carol disse...

O Paulo Coelho é bruxo e fez uma mandinga das brabas pra ficar rico.
Foi isso.

Os 100 milhões de livros foram só um meio pra ele ficar rico. Ele podia jogar bolinhas no sinal. Ele ia ficar rico do mesmo jeito.

:D

"Me" disse...

Uma vez pedi pro meu pai uma agenda com frases (adoro), e ele me deu a agenda do Paulo Coelho. Foi tudo que li do cara e a única mágoa que guardo do meu pai. Na boa, ler 365 variações de "Um guerreiro da luz nunca esmorece perante os desafios" é demais para meu pseudo-saco. E PC faz sucesso porque a maioria é burra. Eu sou só arrogante.