sexta-feira, 15 de maio de 2009

"Paisis, filhis, espiritis santis", disse o Padre Mussum

Foi ontem mesmo que falei com um amigo (que não tem mais link pra eu colocar aqui) sobre como ônibus são meros meios de transporte pra mim. Não só ônibus, como trens, o metrô etc. Disse isso porque tenho dois amigos que iniciaram namoros com meninas que conheceram nos transportes públicos diários. Um, num metrô lotado e outro, dentro de um ônibus. Comigo nunca acontece isso, mas enfim.

Quando saio de casa para o trabalho, meu objetivo é claro: sair de casa para o trabalho. Ir de um ponto a outro, preferencialmente sem me atrasar. E é isso, acabou. Sempre levo alguma coisa pra ler, só pra tornar o trajeto menos entediante. E não digo isso porque fique de mau humor de manhã ou coisa do gênero. É só porque, na minha cabeça, o nome "transporte" tem tudo a ver: locomoção.

Sabendo disso, agora imaginem esta cena: quinta-feira passada, estava indo da minha casa até o trabalho no ônibus de sempre, lendo minha habitual revista-de-trajeto, quando sou abordado. Segue o diálogo.

- Com licença, posso te interromper?
- Ahn.
- Eu percebi que você tem um problema de visão.
- Ahn-ran.
- Sabia que essa revista te faz mal?
- Ahn?
- Essa revista é negra, ela faz mal pra sua vida. Mas Jesus pode te curar!
- Ai...
- Venha pra junto do Senhor e você vai sarar.
- Escuta, você acabou de falar que a revista é negra. Isso, pra mim, é um preconceito muito grande.
- Ela te faz mal, mas você pode ser uma pessoa melhor. Você não quer melhorar?
- Olha, você falou com o ateu errado.

Quando falei isso, o cara se assustou um pouco - como sempre acontece, diga-se de passagem - e levantou porque o ponto dele tinha chegado. Falou mais um negócio sobre Jesus ser grande, mas aí já não tinha jeito. Já tinha me irritado e não gosto quando isso acontece. Respondi "e o meu é enorme", mas me arrependi logo em seguida. Em qualquer outra situação, respeitaria a ferro e fogo a religião daquele cara, mas odeio ser desrespeitado. Aliás, o que menos gosto nas religiões é que todas se dizem certas. As mais certas, melhor dizendo. O que é engraçado e triste ao mesmo tempo, pois uma constante a todas as religiões/crenças/doutrinas é o respeito às pessoas. Nestes casos, parece que incluíram uma condição de que só os adeptos daquela religião/crença/doutrina merecem ser respeitados. Assim sendo, os outros estarão errados.

Pessoalmente, odeio o conceito de "certo X errado" de uma religião sobre outra. Mesmo eu não digo que estou mais certo do que o resto do mundo, apenas adotei o que achei melhor para mim. Como fazem todas as pessoas que seguem uma religião/doutrina/crença. Quero dizer, as que seguem os ensinamentos de verdade, não as que adaptam uns e outros como melhor lhes convém.

Enfim, sei que o cara que me abordou no ônibus não era porta-voz de toda uma comunidade religiosa, portanto não quero que pensem que estou condenando os evangélicos pelo que ele fez. Agiu mal, mas foi uma só pessoa. Pessoalmente, estou sempre aberto ao diálogo. Desde que em pé de igualdade.

Agora vou ali, ficar ansioso. Mas volto quando isso passar.

9 comentários:

And disse...

SEMPRE com você!!! Por que isso não acontece comigo pra eu poder dizer pra pessoa: "Deus tem uma mensagem pra você: tá ouvindo?" Droga!

Clayton Ferreira disse...

Boa idéia. Fica ainda melhor se você colocar o celular na orelha da pessoa.

Laka disse...

o seu é grande, é? hahahaha

Mas então, eu tb concordo, religião é foda... e realmente, se existem tantas religiões, pq só aquela é a certa? As pessoas tem a necessidade de acreditar em algo maior para viver em paz, saber que no fim eles tem pra onde ir e quem os acolher.. something like that... cada um na sua, desde que não na minha =P

Clayton Ferreira disse...

"o seu é grande, é? hahahaha"

Já dizia o poeta,: "O importante não é ter pau grande mas saber fazer cara de que tem!".

Daniel Martinez disse...

Clayton vai perder as 40 virgens do Céu e vai arder no mármore do inferno! :P

Clayton Ferreira disse...

"Falou isso pro ateu errado."

Thatiana disse...

Ai ai... dia 25/5 acabará o mundo com uma fumaça cósmica. Quer saber como ? Pergunte a sua amigona aqui. :)

Clayton Ferreira disse...

Isso tem alguma coisa a ver com Lost?

Anônimo disse...

Clayton, leia esses posts:
http://vivendodoacaso.blogspot.com/2007/05/ctico-romntico-e-sem-religio.html

http://vivendodoacaso.blogspot.com/2009/03/o-corpo-ou-alma.html

E xingue-me se puder! Ou eu peguei o ateu errado? huahauhauahuahuah