segunda-feira, 11 de maio de 2009

Estados e Capitais

Tá que eu também não posso falar muito não porque o nordeste para mim sempre foi um mistério. E alguém vai poder falar de mim como a gente fala de quem acha que a capital do Brasil é Buenos Aires. Mas eu não consigo mesmo distinguir os estados do nordeste. Eu simplesmente não uso o nordeste. É como a fórmula de báscara: a gente sabe, ela é óbvia por muitos anos da nossa vida e não é difícil de entender. Mas quem lembra a fórmula de báscara com 28 anos é um anormal. Ou professor de matemática. (Nem venham com querer deixar um comentário com a fórmula de báscara dizendo "eu sei, tá?", porque com Google a gente sabe tudo nesta vida). Aí eu olho para o mapa do Brasil, foco no nordeste e vejo aquele monte de Estados pequenos amontoados, uns em cima dos outros, meio querendo ser um só, e não consigo saber qual está em baixo, qual está em cima e qual está do lado. Para mim é tão fácil quanto abrir uma panela de dobradinha e procurar uma lógica naquilo. Alguém deve achar a lógica, mas certamente que não fui eu. Quando precisa associar com as capitais então, aí vish, porque eu confundo tudo mesmo. Às vezes troco nome de capital por nome de Estado e vice-e-versa. Tento compensar esse tipo de coisa quando viajo pensando "estou indo para Fortaleza, que é a capital do Ceará", deste jeito bem didático. Bem retardado. Para ver se eu aprendo. Mas se você der um mapa para mim, não vou saber apontar Ceará ou Fortaleza. Então o assunto "Estados e capitais do Nordeste pode formar a trilogia das coisas que quando me explicam eu entendo, mas eu deixo de entender cinco minutos depois. Os outros dois vértices da trilogia são a questão da palestina e as regras do truco. Eu simplesmente não assimilo estas informações.

Mas enfim: pensei tudo isto porque estes dias fui conversar com uma amiga que ia para Cuiabá e ela me pergunta se Cuiabá é quente. Respondi que nunca tinha ido, mas que não tinha como não ser um lugar quente. Mas onde é Cuiabá? e é no Mato Grosso. Mas ONDE É O MATO GROSSO? Talvez no meio das pernas da Claudia Ohana, mas preferi responder que era como ir pra Brasília, só que mais pro lado. Uma definição bem escrota da minha parte, mas não achei outra maneira de explicar. E veja, não estamos falando dos Estados do nordeste, amontoadinhos e amarradinhos com um rio São Francisco. Estamos falando de um Estado realmente gigante, são menos divisas e menos capitais para decorar. Algo que nos salvou na 5a série (assim como a fórmula de báscara).

Eu nunca confundi a Bahia. Bahia é fácil porque é grande, que nem Mato Grosso. Piauí também não porque eu penso sempre que Piauí é o Estado que parece um estômago visto de costas. Roraima e Rondônia são difíceis porque é muito Estado que começa com R perto um do outro, mas eu sei as capitais deles pelo menos. Eu tenho todo o direito de não saber onde fica o Tocantins porque, na minha 5a série, Tocantins não existia, mas mesmo assim eu sei quem é Tocantins na noite. E o Acre é o mais fácil: ele fica no Rio de Janeiro, é um cenário dentro do Projac.

9 comentários:

Camila disse...

Putz eu fiquei de recuperação na quita série por causa de geografia. Eu era tão ruim nessas matérias de decoreba que me dava até insonia antes das provas, rs

E eu nunca consegui aprender jogar truco direito até hoje, é uma das minhas maiores frustrações na vida.

Roberta disse...

Eu smepre soube que você era meio desnorteado mesmo.

Tem que tomar cuidado pra não perder o mapa da mina na hora H, rsrsrs

Bjos

Clayton Ferreira disse...

Acho que nunca perdi o mapa da garota na hora H, é fácil é só descer em linha reta!

Daniel Martinez disse...

hahahahahaha O Acre não existe na verdade! É só uma invenção pra fazer politica da boa vizinhanã, hahahahaha

Clayton Ferreira disse...

Claro que existe mano! Os caras conseguem reproduzir a India não vão conseguir o Acre (sic)?

Laka disse...

Se o que importa é SP, que diferença faz? Já onde fica o ponto G é algo que não deve ser esquecido HAHAHAHA (falando em perder o mapa da mina XD)

E eu não sei jogar truco...

Anônimo disse...

Faço questão de conhecer tudo, pode perguntar o que quiser!!!

E preste a atenção nestes mapas:
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=19278.0

http://dartolino.files.wordpress.com/2009/03/mapa-do-brasil-paulista.jpg

Anônimo disse...

oi!Eu estava exausto de procurar formas de ganhar dinheiro online ate que descobri um local para obter dinheiro sem por dinheiro,simpatizeimuito!
ponho aqui a morada para o pessoal http://www.estrategiainiciante.pokersemdeposito.com/ !
PS:gostei mesmo muito o teu blogue bom trabalho!
Adeus

Estela disse...

Eu não gostei, não entendi nada, achei o site desorganisado! Não vou recomendar aos meus amigos!