segunda-feira, 30 de março de 2009

O universo ganhou uns quilinhos?

Soube neste final de semana que existem astrónomos que defendem uma teoria um bocado interessante sobre a expansão do universo. Não sei se isso passou no Fantástico ou se alguém já soube disso por outro lugar, mas vou explicar aqui como se ninguém soubesse de nada. Cientistas, fazendo lá os cálculos deles, descobriram que o universo está em expansão desde o Big Bang. E isso, entre outros experimentos, foi constatado quando um telescópio foi apontado pra uma estrela tal
e a tal estrela estava em outra posição que não a que constava no Manual do Astrônomo Mirim. Alguns anos-luz deslocada para o lado, digamos. Procurando outra estrela, percebeu-se que ela também estava um pouco deslocada. Neste caso, a própria Terra, o sistema solar e galáxias inteiras estariam também "se movvendo".

Afastando-se do centro. Pegaram?

Pois bem. Isso tudo é a verdade até agora. O que dois astrônomos vêm defendendo é que o universo é faz parte de um processo cíclico, ou seja, ele tera etapas de vida como os seres vivos - nascimento, crescimento e morte - e que da morte, nasceria de novo. Complexo, eu sei.

A partir daqui, as hipóteses são minhas. Melhor dizendo, são as minhas interpretações e hipóteses em cima da hipótese deles.

Peguemos o exemplo de um elástico. Um elástico pode ser esticando até o seu limite. Depois disso, ele volta à forma original ou a algo bem próximo disso, pode ser que fique um pouco alterado, deformado depois de ter sido esticado. É aí que a coisa pega.

Se realmente o universo é o maior item reciclável do...bem, do universo, esses quase 14 bilhões de anos de idade que ele tem referem-se a uma, a esta "encarnação" do bicho. E a vida como (mal) a conhecemos é apenas um versão de sei lá quantas já existiram. Será que o segundo universo foi de alguma forma influenciado pelo primeiro que houve, ou a coisa toda começa do zero, do nada? Melhor dizendo, da ausência do nada. Não sei. Meus achismos não dependem de bases científicas.

Agora vou ali, pegar uma revista de fofocas bem sensacionalistas, porque já li muito sobre ciência e preciso manter o equilíbrio no meu cérebro.

7 comentários:

Daniel Martinez disse...

Olha, isso eh tudo complexo em relação a matemática da reencarnação! Então.. relaxa e aproveita a vida, garotão! (: Abs!

Fernanda disse...

Física. Tem que ter fé. rs

Beijos querido.

Camila disse...

Olha, não entendi nada! Mas eu também não li com atenção... A gente podia uma nova piada: "Do universo? Em 14 bilhoes de anos?" pra substituir "do mundo" que já tá ficando desgastada.

Camila disse...

Eu tô meio dislexa... tá faltando um "fazer", entre "a gente podia" e "uma nova piada"

Clayton Ferreira disse...

Normalmente eu respondo nos comentários das pessoas, mas agora vai por aqui. Só porque essa piada já foi feita, Camila! Rá.

Camila disse...

Que droga... como eu sou previsível!

Sakana disse...

Como a Camila, eu também não entendi nada. Mas, creio que o Universo esteja "engordando" devido às excrecências do ser humano. Oh oh oh. Estou de provedor novo.até mais!