quarta-feira, 24 de março de 2010

Leite Derramado



Então eu li um livro do Chico Buarque. Em minha defesa, digo que não paguei por isto. Aí as pessoas me viam lendo livro do Chico Buarque por aí e eu esperava que elas achassem que meu cérebro era inchado e que tinha tantos neurônios que alguns nem estavam lá, estavam escondidos numa dimensão paralela e se comunicavam com os que cabiam no meu crânio por telepatia. (Existe algo de estúpido em dizer que neurônios se comunicam por telepatia, mas deixa pra lá). Não foi bem isso que aconteceu: as pessoas me perguntavam e eu dizia “na verdade to achando esse livro uma merda” e a resposta nunca era indignada. Alguns reagiam com raiva, outros com pena e acho que alguém teria me dado uns trocados para compensar os danos psicológicos que o livro poderia estar me causando. Engraçado porque eu sempre achei que Chico Buarque fosse algo super cabeça, que as pessoas admirariam. Vai ver que o tempo dele já foi ou vai ver que ele é chato mesmo. Vai ver que o Chico Buarque* é mesmo o Marcelo Camelo de ontem. E aí a Marieta Severo é a Malu Magalhães de ontem? Ta aí alguém que se fodeu então. Eu gosto de Geni e o Zepelim. Tinha tudo o que uma boa história precisa para ser emocionante: putas, reacionários, apedrejamentos e, claro, um zepelim. Mas no geral eu sempre achei Chico Buarque um pé no saco mesmo. Principalmente os fãs de Chico Buarque: aquela corja hipnotizada incapaz de aceitar que alguém critique isso ou aquilo que o cara fez. Seja uma música, seja um livro, seja comer a Malu Magalhães. E pensando assim ele é mesmo o velho Marcelo Camelo porque os fãs desse aí são outro pé no saco (eu não gosto de Los Hermanos, não vou mentir). A diferença é que o Chico Buarque era considerado galã enquanto que o Marcelo Camelo nem mesmo a Marieta Severo diria que é gatuxo.

9 comentários:

Bia disse...

Eu nunca gostei muito do Chico. E sempre que manifestava minha opinião o pessoal “cabeça” da faculdade me enchia o saco, pois o cara é “um ícone da intelectualidade”, bla bla bla. Acho que já foi a época dele, mas enfim, gosto não se discute.

(e convenhamos, ele canta mal pra caramba, não acha?)

Clayton Ferreira disse...

Eu só avalio as qualidades de um cantor após vê-lo interpretar Banho de Lua.

Lucila disse...

ah, eu gosto do chico e tal. acho que ele sofre do mesmo mal da legião, raul seixas e etc: fã chato pra caralho, mas eu curto as músicas, e fim.
comecei a ler leite derramado e só parei na metade porque não tive tempo e ele acabou encostado. preciso retomar, tava achando legalzinho até.

viu? simples assim.
como vc pode perceber, não tenho talento para fã de chico buarque. haha

Thatiana disse...

repito: pegaria o chico buarque só pra fazer inveja nas outras mulheres.

Clayton Ferreira disse...

Queria ver o que a sua mãe ia pensar se te visse andando de mãos dadas com o Marcelo Camelo no shopping.

Jan disse...

Sim, eu também gostava das letras do Chico e até li Estorvo. Mas juro, não me lembro de nada da história. Não marcou época. Acho ele um coroa bacana, e até pegável, de boca fechada, é claro.
Mas o Marcelo Camelo já encheu o meu saco há séculos. Mais do que o Zeca Baleiro, que é outro detestável. Acho música de redator publicitário, cheia de trocadalhos e pseudo-rimas pra comer as Maluzinhas.
Podemos dizer que Chico Buarque como escritor é um tiozão da Sukita “periguete” e Marcelo Camelo nunca será metade do compositor que o Chico foi quando era jovem e comia a Marieta.
Falei demais!

Maria do Céu disse...

Para de inventar audiência pra esse blog.

Anônimo disse...

Meu caro, pegou pesado com o tiozão. Não se compara Marcelo Camelo com Chico, é o mesmo que comparar Bill Gates comigo, entendeu? O Marcelo não tem história, não passou por uma época de repressão, não ajudou a libertar a juventude por dentro dos becos de torturas. Ele não é um bom cantor, mas para a poesia do seu trabalho é cabível, é marcante, é correto, é justo. Seria agressivo alguém cantando seus poemas. Eu te digo isso não como um fã de homem, mas como um crítico musical, afinal de contas, a música, assim como tantas outras artes, não é só a construção técnica de acordes e notas, mas sim um modo de transmissão de mensagem, sentimento, etc. O Chico soube explorar isso mais do que qualquer outro artista. Sim, sinto muito meu amigo, não por uma questão de gosto e nem de estética, mas por uma questão histórica, o homem é o melhor letrista que o nosso país já teve. Literato talvez não, mas letrista... é o mais completo.

Anônimo disse...

Porra, por que eu sou sempre o último a comentar nessa porra!!????